Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Esquerda Unitária no Parlamento responsabiliza May por "enorme fracasso"

O Grupo da Esquerda Unitária no Parlamento Europeu, ao qual pertencem as delegações do PCP e Bloco de Esquerda, manifestou-se "extremamente preocupado" com o chumbo de hoje do acordo para o 'Brexit', um "enorme fracasso" da primeira-ministra Theresa May.

Esquerda Unitária no Parlamento responsabiliza May por "enorme fracasso"
Notícias ao Minuto

21:40 - 15/01/19 por Lusa

Mundo Acordo

"A rejeição do Acordo de Saída (do Reino Unido da UE) pela Câmara dos Comuns esta noite mostra claramente o enorme fracasso do Governo britânico. Desde que acionou o artigo 50, o Governo de Theresa May demonstrou que não estava em condições de se adaptar à seriedade da situação. Agora um Brexit sem acordo torna-se muito provável após este voto", declarou a líder do GUE, Gabi Zimmer, que faz parte do grupo de trabalho do Parlamento Europeu para o 'Brexit'.

Zimmer admite "extrema preocupação com os direitos e a situação futura das pessoas que vãos er mais afetadas, em particular os cidadãos da UE radicados no Reino Unido", assim como com os efeitos de um "não acordo" no processo de paz na Irlanda.

"Após anos de negociações, foi finalmente alcançado um acordo com o Governo britânico para um 'Brexit' ordenado -- um texto que não renegociaremos. Este acordo foi alcançado em grande parte devido à paciência dos negociadores da UE. Independentemente do que suceder a seguir, instamos o Governo britânico a assumir as suas responsabilidades para proteger os direitos dos cidadãos. Deveria comprometer-se imediatamente a manter ao menos esses direitos contemplados no Acordo de Saída", conclui a líder do GUE.

O acordo de saída negociado entre o Governo de Theresa May e a UE a 27 foi hoje rejeitado de forma expressiva pela Câmara dos Comuns, com 432 votos contra e apenas 202 a favor, fazendo prolongar e acentuar a incerteza sobre o processo de saída do Reino Unido da UE, agendado para 29 de março próximo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório