Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Negociador da UE participa em debate no Parlamento após chumbo britânico

O negociador-chefe da União Europeia (UE) para o 'Brexit', Michel Barnier, participa quarta-feira num debate do Parlamento Europeu sobre o processo, no qual será decidido o caminho a seguir após a rejeição do acordo pela Câmara dos Comuns.

Negociador da UE participa em debate no Parlamento após chumbo britânico
Notícias ao Minuto

21:23 - 15/01/19 por Lusa

Mundo Saída

O ponto de situação sobre a saída do Reino Unido da UE ocorre no âmbito da sessão plenária do Parlamento Europeu, que decorre em Estrasburgo, França.

O debate arranca pelas 08:30 (hora local, 07:30 em Lisboa) e ocorre horas depois de o parlamento britânico ter rejeitado, hoje em Londres, o acordo de saída que havia sido celebrado em novembro passado pelos outros Estados-membros e o Reino Unido.

O documento obteve 432 votos contra e 202 a favor.

Previsto estava que o Reino Unido deixasse a UE no final de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída e quase três anos após o referendo, que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'.

Porém, com o chumbo de hoje à noite, já esperado por políticos, imprensa e analistas, o processo fica com um futuro incerto.

A dois meses e meio da data prevista para a saída britânica da UE, os deputados da Câmara dos Comuns rejeitaram de forma maciça o acordo de saída, apesar do último apelo feito pela primeira-ministra, Theresa May, imediatamente antes da votação, contra "a incerteza" que a rejeição do texto provocaria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório