Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Milagre do Rio Hudson: A amaragem que salvou 155 pessoas há dez anos

Piloto salvou a vida a 155 pessoas após decidir fazer uma amaragem no Rio Hudson.

Notícias ao Minuto

17:53 - 15/01/19 por Andrea Pinto

Mundo Estados Unidos

Lembra-se quando um piloto - considerado depois um herói - conseguiu controlar um avião de modo a que aterrasse no rio Hudson, em Nova Iorque, salvando todos os passageiros do aparelho? Pois é, parece que foi ontem, mas , espante-se, já passaram dez anos.

As imagens estarão ainda bem vivas na memória de muitos. O Capitão Chesley 'Sulley' foi o protagonista da situação, em que um avião com 155 pessoas a bordo sofreu uma falha elétrica.

O voo US Airways 1549 saiu de Nova Iorque com destino a Charlotte, Carolina do Norte, a 15 de janeiro de 2009.  Ganhava altitude quando atingiu um grupo de gansos-do-Canadá, o que resultou numa imediata perda de potência de ambos os motores.

Certo desde o início de que não seria possível chegar ao seu destino ou regressar ao aeroporto, o piloto do avião decidiu aterrar no rio de Nova Iorque. Rapidamente várias embarcações se aproximaram do aparelho, conseguindo resgatar todos os passageiros. Ninguém morreu.

"Esta aterragem de emergência e a evacuação da aeronave, sem a perda de nenhuma vida humana, é uma conquista heróica e única da aviação", considerou-se à altura.

Recorde, acima, algumas das imagens do dia 15 de janeiro de 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório