Lembra-se quando um piloto - considerado depois um herói - conseguiu controlar um avião de modo a que aterrasse no rio Hudson, em Nova Iorque, salvando todos os passageiros do aparelho? Pois é, parece que foi ontem, mas , espante-se, já passaram dez anos.
As imagens estarão ainda bem vivas na memória de muitos. O Capitão Chesley 'Sulley' foi o protagonista da situação, em que um avião com 155 pessoas a bordo sofreu uma falha elétrica.
O voo US Airways 1549 saiu de Nova Iorque com destino a Charlotte, Carolina do Norte, a 15 de janeiro de 2009. Ganhava altitude quando atingiu um grupo de gansos-do-Canadá, o que resultou numa imediata perda de potência de ambos os motores.
Certo desde o início de que não seria possível chegar ao seu destino ou regressar ao aeroporto, o piloto do avião decidiu aterrar no rio de Nova Iorque. Rapidamente várias embarcações se aproximaram do aparelho, conseguindo resgatar todos os passageiros. Ninguém morreu.
"Esta aterragem de emergência e a evacuação da aeronave, sem a perda de nenhuma vida humana, é uma conquista heróica e única da aviação", considerou-se à altura.
Recorde, acima, algumas das imagens do dia 15 de janeiro de 2009.