Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Explosões violentas e tiroteio em complexo de luxo em Nairóbi

Imagens que chegam do local dão conta de várias viaturas em chamas e um forte dispositivo policial no local.

Notícias ao Minuto

13:33 - 15/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Quénia

Duas fortes explosões, seguidas de tiros, foram ouvidos em pleno centro da cidade de Nairóbi, no Quénia, num complexo que inclui um grande hotel, DusitD2, bancos e escritórios.

Testemunhas e autoridades no local, citadas pela AP, admitem tratar-se de um "ataque terrorista". Entretanto, relatos mais recentes dão conta da reivindicação por parte do grupo terrorista Al-Shabab.

Não há para já informação sobre o número de vítimas. "Ouvi os tiros e duas explosões e comecei a ver pessoas a correr a tentar proteger as suas vidas", relata uma mulher que trabalha nas proximidades do complexo.

Relatos de testemunhas referem a presença de pelo menos quatro homens armados.

Nas redes sociais já começaram a ser partilhados vídeos. Neles são audíveis tiros, cuja proveniência se desconhece.

A BBC realça que as autoridades ainda estão a retirar pessoas de dentro do hotel. Foi ainda montado um cordão de segurança no local. Haverá ainda pessoas retidas no interior do edifício.

Numa primeira fase, as autoridades quenianas ainda não confirmaram se se tratava de um ataque terrorista. Porém, entretanto, o grupo terrorista Al-Shabab veio reivindicar a sua responsabilidade no ataque.

At least six gunmen were seen as two explosions rang out and vehicles were seen on fire, sending plumes of black smoke over the street.

A capital queniana já foi palco de assaltos violentos no passado recente mas também de ataques terroristas. 

Em 2013, militantes jihadistas mataram dezenas de pessoas num centro comercial. Em 2015, perto de 150 estudantes morreram na sequência de um ataque a uma universidade local.

[Notícia atualizada às 14h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório