Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Gillette associa-se ao movimento Me Too com anúncio emotivo

Marca de lâminas de barbear ataca masculinidade tóxica em novo anúncio com associação ao movimento Me Too.

Gillette associa-se ao movimento Me Too com anúncio emotivo
Notícias ao Minuto

23:40 - 14/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Campanha

A Gillette, uma marca masculina por excelência, entra no novo ano com o pé direito ao associar-se de forma clara ao movimento Me Too, numa publicidade onde pede aos homens mais responsabilidade.

O anúncio, que foi apresentado este domingo nas plataformas internacionais, transforma por completo o clássico slogan da marca - ‘The best a man can get’ (em Portugal é traduzido para ‘O melhor para o homem’). Mostrando alguns exemplos de comportamentos machistas normalizados pela sociedade patriarcal ("boys will be boys"), a marca de lâminas de barbear questiona: “Is this the best a man can get?”

“É isto o melhor para o homem? É? Não podemos fugir disto. Já dura há demasiado tempo. Não podemos rir disto, arranjar as mesmas desculpas de sempre”, pode ouvir-se ao longo do clipe, onde são mostrados inclusive vídeos reais, colocados nas redes sociais.

Conforme explica o Business Insider, a campanha está a receber críticas mistas mas, acrescenta, "não é a primeira vez que os homens se revoltam quando lhes dizem para agir de determinada forma".

Intitulada ‘Acreditamos: O melhor que o homem pode ser’, a campanha segue a tendência de outras grande marcas, ao associar-se a causas sociais para mudar mentalidades.

Recorde-se o exemplo da Nike, que utilizou o jogador de futebol americano Colin Kaepernick numa publicidade dois anos depois do jogador se ter ajoelhado durante o hino nacional, num protesto contra a violência policial para com os afro-americanos, e acabou por ficar sem clube. “Believe in something, even if it means sacrificing everything” (“Acredita em alguma coisa, mesmo que signifique sacrificar tudo”), foi a frase escolhida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório