Meteorologia

  • 06 JUNHO 2020
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

"Se parlamento bloquear o Brexit será uma subversão da nossa democracia"

Theresa May apelou aos deputados britânicos para apoiarem o acordo para o Brexit estabelecido com a União Europeia, destacando que o Reino Unido não vai permitir o "regresso de uma fronteira entre as Irlandas".

"Se parlamento bloquear o Brexit será uma subversão da nossa democracia"

Na véspera do parlamento britânico pronunciar-se sobre o acordo para o Brexit, a primeira-ministra Theresa May falou no parlamento e pediu aos deputados para "olharem novamente para o acordo" estabelecido com Bruxelas e apoiarem-no.

A questão da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte continua a ser um grande entrave para que o acordo seja aprovado pelo parlamento, algo que foi abordado por May nestas suas declarações. 

A primeira-ministra salientou perante os deputados que o "Reino Unido nunca vai permitir o regresso de uma fronteira entre as Irlandas" e referiu que uma "fronteira física entre as Irlandas" a par da "independência da Escócia é a verdadeira ameaça à nossa união".

Recordando que se o acordo for aprovado esta terça-feira, o Reino Unido terá "dois anos de negociações" para preparar melhor a sua saída do bloco europeu, May esclareceu o que, na sua opinião, está em jogo. 

"Se em vez de sairmos sem acordo, se este parlamento bloquear o Brexit, isso seria uma subversão da nossa democracia, dizendo às pessoas que nos elegeram para servir que não temos vontade de fazer aquilo que escolheram".

Admitindo que o acordo "não é perfeito", a chefe de Estado considera que "quando escreverem livros de história, as pessoas vão olhar para a decisão da Câmara dos Comuns amanhã e perguntar se cumprimos com o voto do país para sair da União Europeia, se salvaguardámos a economia, a segurança ou a união ou se deixámos o povo britânico ficar mal"

"Devemos fazer o que o povo britânico escolheu e construir um futuro melhor para este país, apoiando o acordo do Brexit amanhã", realçou May.

Notícias ao Minuto - todas as notícias estão aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório