Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

Autarca polaco esfaqueado em evento solidário morreu esta segunda-feira

Pawel Adamowicz morreu no hospital um dia após ter sofrido o ataque.

Autarca polaco esfaqueado em evento solidário morreu esta segunda-feira

O autarca da cidade polaca de Gdansk morreu esta segunda-feira no hospital, um dia depois de ter sido esfaqueado durante um evento de caridade.

Pawel Adamowicz, de 53 anos, foi atacado quando se encontrava no palco em frente a centenas de pessoas no domingo. Foi hospitalizado com ferimentos graves no abdómen e foi submetido a cinco horas de cirurgia.

Um jovem de 27 anos com cadastro criminal - tinha acabado de cumprir uma pena de cinco anos e meio, por assalto a bancos - foi detido em sequência do incidente e está a ser submetido a um exame psiquiátrico. A polícia crê que terá usado uma acreditação de imprensa para aceder ao palco, conta a BBC.

As imagens das televisões locais mostraram o suspeito, que foi recentemente libertado da prisão, a brandir uma arma, uma faca de 14,5 centímetros, e a gritar. Segundo testemunhos terá dito "Adamowicks está morto" e alegou ter sido torturado quando esteve atrás das grades.

O ministro da saúde polaco disse esta segunda-feira em declarações aos jornalistas que o autarca tinha morrido em sequência dos ferimentos. "Ele não conseguia ganhar", disse Lukasz Szumowski.

Pawel Adamowicz era natural de Gdansk e era autarca da cidade há 20 anos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório