Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Homem condenado em Barcelona por insultos islamofóbicos no Facebook

Um juiz em Barcelona condenou hoje a um ano de prisão um homem por publicar insultos islamofóbicos contra uma pessoa de nacionalidade marroquina num grupo da rede social Facebook.

Homem condenado em Barcelona por insultos islamofóbicos no Facebook
Notícias ao Minuto

14:25 - 14/01/19 por Lusa

Mundo processo

Na sentença, decretada pelo tribunal criminal de Vilanova i la Geltrú (Barcelona), o juiz impôs ao condenado penas de um ano de prisão, inibição de quatro anos para trabalhar nas áreas educacional ou desportiva e o pagamento de uma multa de 2.160 euros por um delito relativo com o exercício de direitos fundamentais e liberdades públicas.

O juiz salientou que as mensagens, publicadas num grupo do Facebook ao qual vários membros da comunidade em que a vítima reside tiveram acesso, foram escritas com um espírito "evidente" de prejudicar a dignidade do visado devido à sua origem marroquina.

"Desculpa por não te mandar para o teu país num barco, para ver se te afogas, mouro", escreveu o condenado no grupo do Facebook.

No julgamento, o homem condenado reconheceu a autoria das mensagens, mas assegurou que foram dirigidas contra outra pessoa e que a sua intenção era publicá-las num grupo diferente no Facebook.

Segundo a sentença, nem a existência do referido grupo nem a pessoa a quem as mensagens eram alegadamente destinadas foram demonstradas durante o processo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório