Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pequim deverá revelar plano detalhado da Grande Baía no próximo mês

Pequim deu luz verde ao plano detalhado sobre a Grande Baía, projeto que integra Macau, Hong Kong e nove cidades da província chinesa de Guangdong, e deverá revelar o documento em fevereiro, noticiou hoje o South China Morning Post.

Pequim deverá revelar plano detalhado da Grande Baía no próximo mês
Notícias ao Minuto

13:07 - 14/01/19 por Lusa

Mundo Ambiente

O documento foi aprovado pelo vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, após "consultas extensivas com os governos locais", disse fonte governamental de Pequim ao diário de Hong Kong.

A mesma fonte, não identificada pelo jornal, sublinhou que este "projeto inclusivo" não deixará de fora qualquer "tipo de agenda", nomeadamente "questões ambientais".

O diretor do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau, Zhang Xiaoming, citado pelo South China, afirmou no sábado que foram os "grandes progressos" obtidos no ano passado que permitiram a conclusão do projeto, desenvolvido ao longo dos últimos três anos.

Uma outra fonte disse ao mesmo jornal que o documento será divulgado no final de fevereiro ou antes do início da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, em 05 de março.

No âmbito da iniciativa, Macau deverá afirmar-se como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa e um "centro mundial de turismo e lazer", como tem vindo a ser defendido pelo chefe do Governo de Macau, Fernando Chui Sai On.

O projeto da Grande Baía visa criar uma metrópole mundial a partir das regiões administrativas especiais chinesas de Hong Kong, Macau e nove cidades da província chinesa de Guangdong (Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing).

A área abrange 56.500 quilómetros quadrados, uma população de quase 68 milhões de habitantes e representou 12,5 por cento do Produto Interno Bruto do (PIB) do país em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório