Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Autarca de Roma e Igreja em 'guerra' por moedas da Fontana di Trevi

O destino dado ao dinheiro está na origem do desacordo.

Autarca de Roma e Igreja em 'guerra' por moedas da Fontana di Trevi
Notícias ao Minuto

11:20 - 14/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Itália

Um desentendimento surgiu entre o autarca de Roma e os responsáveis da Igreja Católica sobre qual seria o destino a dar às moedas recuperadas do fundo da Fontana di Trevi.

Todos os anos são 'pescados' cerca de um 1,5 milhões de euros da água do monumento o mundialmente famoso e, até agora, eram entregues à associação de caridade Caritas na totalidade.

Mas a autarca de Roma, Virginia Raggi, quer que o dinheiro seja gasto também em infraestruturas e na manutenção dos monumentos da cidade.

Uma decisão que de acordo com o diretor da Caritas, o padre Benoni Ambarus, vai atingir os mais pobres. "Não prevíamos isto. Ainda espero que não seja uma decisão final", disse ao jornal católico dos Bispos citado pela BBC.

A câmara aprovou a medida e esta deverá entrar em vigor no início de abril deste ano. 

No entanto, conta a agência Ansa, vários italianos têm recorrido às redes sociais para pedir à autarca que reconsidere.

Virginia Raggi assumiu funções em 2016, mas a sua popularidade tem vindo a diminuir com críticas  por não conseguir resolver os problemas financeiros da cidade.

A Fontana di Treevi tem cerca de 300 anos e é visitada por milhões de turistas todos os anos. Segundo a tradição, as pessoas que por lá passam atiram uma moeda de costas, com a mão direita sob o ombro esquerdo, para desejar boa sorte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório