Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Museu invadido por cidadãos à pedrada por causa de estátua de 'McJesus'

Os três polícias à porta do museu, em Israel, ficaram feridos. A escultura desapareceu.

Museu invadido por cidadãos à pedrada por causa de estátua de 'McJesus'
Notícias ao Minuto

17:57 - 13/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Israel

Uma escultura de um artista finlandês resultou na invasão de um museu à pedrada e três agentes de autoridade feridos, em Israel, de acordo com o diário Haaretz, citado pelo El País.

O Museu de Arte de Haifa foi invadido na passada sexta-feira por dezenas de pessoas, deixando feridos os três polícias que estavam de plantão. O objetivo daquela multidão era chegar até à estátua intitulada ‘McJesus’, do artista Jani Leinonen, que tinha causado muita polémica entre os cristãos locais.

A obra de arte, que foi roubada, mostra Ronald McDonald, a mascote da cadeia de fast-food, pregado na cruz. Mas bastante mais magro, mesmo a imitar a crucificação de Jesus Cristo.

A exposição de arte, que ficará presente no museu até 17 de fevereiro, tem no seu espólio outras imagens dentro do mesmo tema, como uma Barbie a representar a figura da Virgem Maria.

Representantes da Igreja Católica haviam apelado a que esta e outras peças de arte fossem retiradas do museu por serem ofensivas, mesmo entendendo que “tem como objetivo criticar a sociedade de consumo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório