Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Usar tanga pode fazer mal à saúde

Dois especialistas em ginecologia e obstetrícia falaram com o Huffington Post sobre os riscos de saúde que podem ocorrer com o uso de fio dental.

Usar tanga pode fazer mal à saúde
Notícias ao Minuto

16:07 - 16/10/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vestuário

Quando uma mulher quer sair de casa com um par de calças mais justo ou um vestido, a principal preocupação é esconder a marca das cuecas e a solução é sempre a tanga ou o chamado fio dental.

O que as mulheres possivelmente nunca equacionaram são os efeitos que essa peça de vestuário pode ter sobre a higiene e a saúde. O Huffington Post chamou um professor especializado em obstetrícia e ginecologia do Colégio de Medicina Albert Einstein e uma obstetra do Hospital de Stamford, em Connecticut, para clarificar, de uma vez por todas o uso da tanga.

Em primeiro lugar, não são as tangas que são necessariamente más para a saúde, tudo depende da propensão para infecções. Se uma mulher estiver com infecção urinária ou vaginal, o uso da tanga é desaconselhado.

Todas as tangas que não sejam 100% algodão não deixam a pele respirar e fazem com que o suor e gordura se acumulem, potenciando infecções. Quando falamos em 100% algodão, falamos em toda a cueca, não só o forro interior, porque se o exterior for sintético continua a não deixar a pele respirar.

Mais ainda: tangas com tecido muito fino e recortado, principalmente na zona íntima, expõe a vulva a tudo aquilo que se vestir para além de que, esse tipo de tecidos, estão sempre a sair do sítio e transferir bactérias de um lado para o outro (como, por exemplo, bactérias do colon para a uretra).

Quem sofre de hemorróidas também não deve usar fio dental pois se estiver muito ‘apertado’ no recto pode irritar ainda mais e inflamar aquela zona.

A publicação ainda refere que o uso de tangas durante o período menstrual também é desaconselhado devido ao PH da vagina nessa altura, que é mais propenso a infecções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório