Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia diz que Estados Unidos não levam a sério retirada das tropas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia considerou hoje que os Estados Unidos não estão a levar a sério a questão da retirada das suas tropas da Síria.

Rússia diz que Estados Unidos não levam a sério retirada das tropas
Notícias ao Minuto

12:05 - 11/01/19 por Lusa

Mundo Maria Zakharova

A porta-voz do ministério, Maria Zakharova, disse aos jornalistas que parece a Moscovo que os Estados Unidos "estão a procurar uma razão para ficar" na Síria.

Zakharova indicou que a Rússia não viu ainda declarações públicas sobre a estratégia norte-americana na Síria, não podendo assim ter a certeza de que os Estados Unidos estão decididos a sair.

As declarações de Zakharova foram feitas pouco depois do porta-voz da coligação internacional anti-'jihadista' liderada pelos Estados Unidos ter indicado que as tropas deste país vão começar a retirada.

Num comunicado enviado à agência noticiosa norte-americana Associated Press, o coronel Sean Ryan refere que os Estados Unidos começaram "o processo de retirada deliberada da Síria", recusando-se a dar mais pormenores por questões de segurança.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse, por seu turno, que a retirada dos militares norte-americanos começou na quinta-feira à noite, com a saída de cerca de 10 veículos blindados, além de camiões, da cidade de Rmeilan, no nordeste da Síria, em direção ao Iraque.

Os Estados Unidos têm cerca de 2.000 soldados na Síria e o anúncio da sua retirada feito em dezembro pelo presidente Donald Trump suscitou críticas dos aliados e levou à demissão do secretário da Defesa James Mattis.

Washington foi acusado de abandonar os seus aliados curdos, que apoiou no combate aos 'jihadistas', quando aqueles estavam sob ameaça de ataques da Turquia.

No domingo, o conselheiro para a segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, disse que as tropas não sairiam da Síria enquanto o grupo extremista Estado Islâmico não fosse derrotado e houvesse garantias de proteção dos aliados curdos, indicando um abrandamento na ordem inicial de Trump para uma retirada rápida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório