Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Holanda abre investigação sobre centenas de contentores à deriva no mar

A Comissão de Segurança holandesa iniciou hoje uma investigação sobre o navio MSC Zoe que perdeu cerca 270 contentores nas águas do mar do Norte, em janeiro.

Holanda abre investigação sobre centenas de contentores à deriva no mar
Notícias ao Minuto

17:09 - 10/01/19 por Lusa

Mundo MSC Zoe

O conselho de investigação da Comissão, em colaboração com as autoridades do Panamá, vai investigar as consequências gerais do acidente, assim como os efeitos que tem na rota de navegação do navio e nas ilhas do mar de Wadden, Património Mundial da UNESCO pela sua flora e fauna.

"Vamos conversar com o capitão e as autoridades e também vamos investigar se o navio perdeu os contentores em águas holandesas ou alemãs, ou em ambos", indicou o porta-voz da Comissão.

Por seu turno, o Ministério Público holandês também está a conduzir uma investigação criminal para determinar a causa pela qual o navio perdeu os contentores e se o que aconteceu foi uma ação intencional e criminosa.

Em 02 de janeiro, a guarda costeira holandesa informou que um navio perdeu pelo menos 270 contentores nas águas do mar do Norte (oceano Atlântico) precisando que três dos contentores transportam uma substância potencialmente perigosa.

O navio em questão, o porta-contentores MSC Zoe com pavilhão do Panamá, com 396 metros de comprimento e 59 de largura, foi atingido por uma tempestade, indicou, por sua vez, o comando central de urgências marítimas alemão.

Com fortes rajadas de vento registadas na região, cerca de 20 contentores, que transportavam peças automóveis, telas, lâmpadas e brinquedos, foram avistados ao largo das ilhas Wadden, a norte das costas holandesas.

Um dia após o incidente, foi encontrado numa praia numa ilha no norte da Holanda um saco com 25 quilos de peróxido orgânico, uma substância considerada perigosa.

Este composto químico é extremamente inflamável e é usado na fabricação de plásticos, poliestireno e PVC (material plástico com utilizações muito diversificadas).

O mar do Norte é parte do oceano Atlântico e está situado a sul do mar da Noruega, entre a Noruega e as ilhas Britânicas, ligando o canal Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca) ao canal da Mancha (que separa a Inglaterra da França).

Os limites geográficos do mar do Norte encontram-se no Reino Unido e nas ilhas Órcades, a oeste, na França, Bélgica, Holanda e Alemanha, a sul, na Noruega e Dinamarca, a leste, e nas ilhas Shetland, a norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório