Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Ex-chefe das secretas britânicas insta conservadores a chumbar acordo

O antigo chefe dos serviços secretos britânicos Richard Dearlove instou hoje os deputados do partido Conservador a votar contra o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) devido ao risco de segurança para o país.

Ex-chefe das secretas britânicas insta conservadores a chumbar acordo
Notícias ao Minuto

15:38 - 10/01/19 por Lusa

Mundo Brexit

Numa carta enviada a membros do partido do governo, o antigo chefe da agência MI6 alega que o acordo de saída "ameaçará a segurança nacional do país de forma fundamental".

"Escondido no acordo está a oferta de uma 'nova, profunda e especial relação' com a UE na defesa, segurança e inteligência que é transversal aos três pilares da nossa política de segurança nacional: a adesão à NATO, a nossa relação bilateral estreita na defesa e informações com os EUA, e a aliança Five Eyes", justifica.

Richard Dearlove, chefe do MI6 entre 1999 e 2004, estava entre os signatários de uma carta à PM em novembro, na qual Theresa May foi informada de que o acordo "renuncia à segurança nacional britânica ao subordinar as forças de defesa britânicas ao controle militar da UE e comprometer as capacidades de recolha de informações [intelligence] do Reino Unido".

O debate do acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia na Câmara dos Comuns foi retomado na quarta-feira e cumpre hoje o segundo de cinco dias de debate no parlamento, onde será votado na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório