Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2019
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Presidente da Apex demite-se. É a primeira baixa do Governo Bolsonaro

Uma semana após tomar posse, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Alexandre Carreiro, pediu a demissão, tornando-se a primeira baixa do Governo do Presidente Jair Bolsonaro, noticiou a imprensa.

Presidente da Apex demite-se. É a primeira baixa do Governo Bolsonaro
Notícias ao Minuto

13:20 - 10/01/19 por Lusa

Mundo Brasil

A informação foi confirmada na noite da última quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores do país, Ernesto Araújo, do qual a Apex depende.

"Sr. Alex Carreiro pediu-me o encerramento das suas funções como Presidente da Apex. Agradeço a sua importante contribuição na transição e no início do Governo. Levei ao Presidente Bolsonaro o nome do Embaixador Mário Vilalva, com ampla experiência em promoção de exportações, para presidente da Apex", escreveu o ministro na rede social Twitter.

O motivo do pedido de demissão não foi explicado, mas informações veiculadas pela Folha de S.Paulo indicam que Carreiro provocou descontentamento no Governo porque estava a demitir sumariamente antigos funcionários para nomear aliados.

Informado da situação, o ministro das Relações Exteriores pediu moderação, mas como Carreiro continuou a fazer demissões, Ernesto Araújo ter-lhe-á pedido para que se demitisse, segundo o jornal.

Além da questão política, Carreiro também causava problemas porque não é fluente em inglês, requisito da função previsto no estatuto da Apex, um órgão público que tem como função principal fazer a promoção dos produtos do Brasil no exterior.

Mario Vilalva, indicado para substituir Carreiro, é funcionário de carreira do Itamaraty e já foi embaixador em Portugal, Estados Unidos, África do Sul, Itália, Alemanha e Chile.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório