Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 50 migrantes desembarcam em praia de Itália

Cinquenta e um migrantes que disseram ser curdos, entre os quais seis mulheres, três crianças e um bebé de meses, desembarcaram hoje de madrugada numa praia no sul de Itália, indicaram media italianos.

Mais de 50 migrantes desembarcam em praia de Itália
Notícias ao Minuto

13:11 - 10/01/19 por Lusa

Mundo Refugiados

Segundo as mesmas fontes, cerca das 4h00 locais (3h00 em Lisboa) os habitantes de Torre Melissa, na Calábria, foram acordados pelos gritos dos migrantes, cuja embarcação se virou a poucos metros da praia.

Os habitantes conduziram os migrantes a um hotel para se secarem e aquecerem, devendo estes ser ainda hoje transferidos para um centro de acolhimento.

Dois homens suspeitos de serem os traficantes foram detidos.

Segundo o Ministério do Interior italiano, trata-se do primeiro desembarque do ano.

Em 2018, a Itália registou a chegada de 23.370 pessoas às suas costas: perto de 13.000 tinham partido da Líbia e os restantes da Tunísia, Turquia ou Argélia.

Os migrantes que partem da Turquia são frequentemente amontoados em embarcações conduzidas por traficantes ucranianos ou russos e deixados em praias da ponta sul de Itália.

O desembarque ocorreu numa altura em que o ministro do Interior, Matteo Salvini, insiste que os portos italianos estão fechados aos migrantes.

Desde que o líder da extrema-direita italiana passou a tutelar o Ministério do Interior, em 1 de junho, foi registada a chegada às costas italianas de 9.930 migrantes, uma média de 44 por dia, segundo a agência France-Presse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório