Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sondagem Reuters: Há mais norte-americanos a culpar Trump por 'shutdown'

Há mais de duas semasnas que os serviços federais dos Estados Unidos estão em paralisação parcial.

Sondagem Reuters: Há mais norte-americanos a culpar Trump por 'shutdown'
Notícias ao Minuto

20:37 - 08/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

Não é a primeira vez que os Estados unidos enfrentam uma paralisação parcial dos serviços do Estado. Mas o momento atual continua a prolongar-se.

Donald Trump está em rota de colisão com o congresso por querer que os congressistas abram cordões à bolsa (cerca de seis mil milhões de dólares) para financiar a construção do muro com o México. O congresso, em particular o lado democrata, continuam a não ceder a Trump.

Há museus, parques nacionais, controlos de segurança, apoios domiciliários, informações de dados económicos e uma série de outros serviços condicionados, com empregados do governo (cerca de 800 mil) a sofrerem na carteira o 'shutdown' - como é tratada a paralisação parcial.

Uma sondagem conduzida pela Reuters mostra que, neste momento, 51% dos eleitores "culpam maioritariamente" Donald Trump pelo 'shutdown'. É uma subida de 4% em relação à sondagem anterior sobre a mesma matéria, no final de dezembro, quando o 'shutdown' se tornou efetivo.

Entre os inquiridos, 32% culpam os congressistas do Partido Democrata pela paralisação parcial, enquanto 7% culpam os congressistas republicanos, valores estes que se mantiveram praticamente inalterados em relação à sondagem anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório