Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Nigéria com mais de 84 milhões de eleitores para as eleições gerais

Mais de 84 milhões de pessoas inscreveram-se para as eleições gerais de fevereiro, na Nigéria, um aumento de 18% no número de eleitores relativamente há quatro anos, segundo dados oficiais divulgados hoje.

Nigéria com mais de 84 milhões de eleitores para as eleições gerais
Notícias ao Minuto

15:19 - 08/01/19 por Lusa

Mundo Fevereiro

Os eleitores do país mais populoso de África vão às urnas a 16 de fevereiro para eleger um novo parlamento e um novo presidente, com a eleição dos governadores e assembleias dos estados a realizarem-se duas semanas mais tarde.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Mahmood Yakubu, disse hoje, em Abuja, que "o registo final para as eleições legislativas de 2019 é de 84.004.084 eleitores".

Estes dados representam um aumento de 18% no número de eleitores relativamente às eleições de 2015, quando estavam inscritos 68.833.476 eleitores.

Setenta e três candidatos e 91 partidos políticos apresentam-se às eleições, incluindo o atual chefe de Estado, Muhammadu Buhari, que espera conseguir renovar o mandato de quatro anos.

No parlamento, estão em disputa 109 assentos no senado e 360 na câmara dos representantes, enquanto as eleições para o cargo de governador deverão ter lugar em 29 dos 36 estados e na capital federal, Abuja.

O responsável da CENI adiantou que estão a ser tomadas várias medidas para evitar a compra de votos, fenómeno muito difundido sobretudo nas eleições a nível local.

As urnas serão colocadas mais próximo das cabines de voto e proibido o uso de telemóveis e câmaras fotográficas.

Adiantou que há já registos de tentativas de compra de cartões de eleitor permanentes, que contêm dados biométricos e servem para identificar os votantes no dia do escrutínio.

Durante a eleição do ano passado para o cargo de governador no estado de Ekiti, os dois principais partidos foram acusados de oferecer aos eleitores o equivalente a entre sete e doze euros pelos seus cartões.

A Nigéria é um dos 21 países do continente africano que, ao longo de 2019, realizam eleições presidenciais, legislativas ou regionais.

O Presidente Muhammadu Buhari, 76 anos, vai disputar a reeleição e irá defrontar o seu antigo aliado Atiku Abubakar, 72 anos, que foi vice-presidente do país entre 1999 e 2007.

O escrutínio tem como pano de fundo promessas de luta contra a corrupção, de solução dos problemas económicos e do desemprego, bem como o surgimento de uma terceira força política protagonizada pelo ativista do movimento #BringBackOurGirls, Oby Ezekwesili.

África do Sul, Argélia, Botsuana, Camarões, Chade, Egito, Etiópia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Líbia, Madagáscar, Malaui, Mali, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Senegal, Tunísia e Somalilândia (região autónoma da Somália não reconhecida internacionalmente) realizam uma ou várias eleições em 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório