Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

"Instituições de saúde católicas não devem cair na armadilha", avisa Papa

O Papa Francisco pediu hoje às instituições católicas de saúde que não coloquem os interesses económicos à frente do cuidado das pessoas, numa mensagem a propósito o Dia Mundial do Doente.

"Instituições de saúde católicas não devem cair na armadilha", avisa Papa
Notícias ao Minuto

13:18 - 08/01/19 por Lusa

Mundo Igreja Católica

"As instituições de saúde católicas não devem cair na armadilha de colocar os interesses comerciais em primeiro lugar, mas sim proteger os cuidados da pessoa", disse o papa, na mensagem publicada hoje.

Francisco também pediu às instituições católicas para abraçar "a dimensão da gratuidade" por entender ser "a lógica do evangelho que qualifica seu trabalho, nos países mais avançados e nos mais pobres".

Na sua mensagem, o pontífice argentino disse que o cuidado dos doentes "exige profissionalismo e simpatia, expressões de gratidão, imediata e simples como o toque, através do qual se faz a outra pessoa sentir-se amado".

A este respeito, recordou "com alegria e admiração a figura da Madre Teresa de Calcutá, um modelo de caridade que tornou visível o amor de Deus pelos pobres e os doentes."

"A Madre Teresa ajudou-nos a compreender que o único critério de ação deve ser o amor gratuito, independentemente da língua, cultura, etnia ou religião", disse.

O exemplo de Madre Teresa de Calcutá, acrescentou, "continua a guiar-nos para abrir horizontes de alegria e de esperança para a humanidade na necessidade de compreensão e ternura, especialmente com aqueles que sofrem".

O papa fez ainda um agradecimento aos voluntários, considerando-os "muito importantes no setor de saúde e do serviço social" e manifestou-se contra "as conquistas da medicina e da biotecnologia, que podem levar o homem a ceder à tentação de manipulação da árvore da vida".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório