Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo espanhol aprova na sexta-feira o projeto de Orçamento para 2019

O primeiro-ministro espanhol anunciou hoje em Madrid que o Conselho de Ministros da próxima sexta-feira irá aprovar o projeto de Orçamento para 2019, apesar de o executivo não ter ainda os apoios necessários à sua aprovação no parlamento.

Governo espanhol aprova na sexta-feira o projeto de Orçamento para 2019
Notícias ao Minuto

10:38 - 08/01/19 por Lusa

Mundo Pedro Sánchez

"A posição do Governo de Espanha é de apresentar o Orçamento e vamos fazê-lo no próximo Conselho de Ministros de 11 de janeiro, na próxima sexta-feira", disse Pedro Sánchez numa entrevista à agência EFE.

O chefe do executivo espanhol pretende negociar as contas do Estado para 2019 com todos os partidos e não apenas com os independentistas catalães, que votaram a favor da sua investidura em junho do ano passado e agora têm afirmado que só irão apoiá-lo se este fizer gestos concretos a favor do movimento separatista.

"Vamos estender a mão também ao Cidadãos [direita liberal] e ao PP [Partido Popular, direita]", afirma Pedro Sánchez, ao mesmo tempo em que insiste em separar as negociações orçamentais da situação política na Catalunha.

Os dois principais partidos da direita espanhola já anunciaram que irão votar contra as contas do Estado.

Pedro Sánchez tornou-se primeiro-ministro em 2 de junho de 2018, depois de o PSOE -- com apenas 84 deputados num total de 350 - ter conseguido aprovar no parlamento, na véspera, uma moção de censura contra o executivo do Partido Popular (direita) com o apoio do Unidos Podemos (coligação de extrema-esquerda) e uma série de partidos mais pequenos, entre eles os nacionalistas bascos e os independentistas catalães.

Há 18 líderes independentistas catalães que deverão ser julgados a partir de finais de janeiro ou inícios de fevereiro próximo pelo alegado delito de rebelião, sedição, peculato e desobediência na liderança da tentativa de independência daquela região espanhola em 2017.

Pedro Sánchez admitiu em finais de novembro passado a possibilidade de convocar eleições antecipadas caso o Orçamento para 2019 não fosse aprovado.

O primeiro-ministro espanhol assegurava até esse momento que iria levar a legislatura até ao fim, em meados de 2020, mesmo que tivesse de prorrogar as atuais contas do Estado, da responsabilidade do Governo anterior, do PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório