Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ministro francês apela ao "respeito pelo direito" após incidentes

O ministro francês do Interior, Christophe Castaner, chamou hoje "todos à responsabilidade e ao respeito pelo direito", depois de novos incidentes nas manifestações de Coletes Amarelos, nomeadamente em Paris.

Ministro francês apela ao "respeito pelo direito" após incidentes
Notícias ao Minuto

16:39 - 05/01/19 por Lusa

Mundo Paris

Na rede social Twitter, o governante informou que reuniu diversos representantes das forças de segurança para uma videoconferência com autarcas enquanto se registavam "tensões e violência" na capital francesa.

"Chamei todos à responsabilidade e ao respeito pelo direito", afirmou o ministro.

Pelas 15:00 locais (14:00 de Lisboa), a polícia registava 25 mil pessoas nas ruas em toda a França. O 'pico' da participação nestes protestos foi de 32 mil pessoas, no sábado passado.

A tensão, as chamas e o cheiro a queimado aumentaram esta tarde, pelas 16:15 locais (15:15 em Lisboa), na margem sul do rio Sena, em Paris, onde se mantinha o 'braço-de-ferro' entre manifestantes, com e sem "coletes amarelos", e a polícia local.

Os agentes dispersaram as centenas de manifestantes da zona junto ao museu de Orsay, mas os "coletes amarelos", que têm exigido mudanças de políticas, deslocaram-se para a restante margem esquerda do rio Sena, como a Lusa acompanhou no local.

Ao longo da avenida Saint Germain, as chamas eram visíveis, à medida que os manifestantes ateavam fogo a caixotes do lixo e a veículos.

Apesar de estarem no local, os bombeiros não conseguiam desempenhar as suas funções, porque os manifestantes ocupavam a artéria.

Conforme a Lusa testemunhou no local, a maioria dos manifestantes é jovem, está encapuzada e há muito que se deixou de generalizar que todos pertencem ao mesmo movimento de contestação. É que uns nem fazem questão de usar o colete amarelo e parecem estar no local para incentivar e participar em escaramuças.

O Governo francês acusou na sexta-feira o movimento dos "coletes amarelos" de estar a ser instrumentalizado por grupos de agitadores que pretendem derrubar o executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório