Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Teerão destaca novos navios de guerra para missão no oceano Atlântico

O Irão vai destacar para o oceano Atlântico os novos navios de guerra para uma missão de cinco meses, anunciou hoje a agência de notícias iraniana Fars.

Teerão destaca novos navios de guerra para missão no oceano Atlântico
Notícias ao Minuto

10:35 - 05/01/19 por Lusa

Mundo Irão

"Há já alguns anos, a Marinha prevê destacar uma frota no oceano Atlântico e agora parece que tudo está pronto para lançar a missão", refere a agência.

A missão será lançada no final de março, afirmou na sexta-feira o contra-almirante Turaj Hassani-Moghadam à agência Irna.

Com uma duração de cinco meses, a missão será a mais longa efetuada pela Marinha iraniana na última década, adianta a Fars.

O navio-cisterna Kharg e o 'destroyer' Sahand com mísseis teleguiados farão parte desta frota que deve atracar num país latino-americano aliado, indicou a Fars, referindo-se à Venezuela.

Os dois navios, que são dos maiores da Marinha iraniana, têm capacidade para transportar helicópteros.

Pesando 33.000 toneladas, o Kharg foi recentemente restaurado e em junho esteve destacado no Golfo de Aden, no âmbito da luta contra os piratas somalis.

O Sahand, uma versão melhorada do antecessor 'destroyer' Jamaran, foi inaugurado numa cerimónia em dezembro de 2018 e passa desapercebido nos radares, podendo ser utilizado em caso de guerra eletrónica, explicou o contra-almirante Alireza Sheikhi à agência Irna.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório