Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Igreja ucraniana recebe decreto de independência do patriarca de Istambul

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e o chefe da recém-criada Igreja ortodoxa autocéfala ucraniana, metropolitano Epifânio, viajam hoje para Istambul para receber o "tomos" (decreto) sobre a independência da Igreja ucraniana.

Igreja ucraniana recebe decreto de independência do patriarca de Istambul
Notícias ao Minuto

07:20 - 05/01/19 por Lusa

Mundo Petro Poroshenko

A delegação ucraniana, que permanecerá dois dias na Turquia para a cerimónia de entrega do "tomos" presidida pelo patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, também incluirá o presidente do parlamento do país, Andrei Parubiy.

De acordo com o Executivo de Kiev, Poroshenko e Parubiy têm previstos encontros para hoje com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e com Bartolomeu I.

O comunicado oficial acrescenta que os membros da delegação "também vão participar na cerimónia da entrega do 'tomos' por parte do patriarca ecuménico Bartolomeu", seguida de uma oração na catedral ortodoxa de São Jorge em Istambul.

No domingo, terá lugar a cerimónia oficial da entrega do decreto sobre a autocefalia da Igreja ucraniana, que contará com a participação de todos os membros da delegação ucraniana.

De seguida, Bartolomeu I e Epifânio celebrarão uma liturgia conjunta, acrescenta o comunicado.

A Ucrânia celebrou em 15 de dezembro um concílio de unificação no qual proclamou a sua independência face ao Patriarcado de Moscovo e nomeou um novo líder, Epifânio (Dumenko), de 39 anos.

A Igreja ortodoxa russa rejeitou categoricamente o reconhecimento deste concílio e denunciou a sua politização.

As atuais tensões tiveram origem numa decisão do Patriarcado universal de Constantinopla (atual Istambul), que em outubro de 2018 anulou o "tomos" que vinculava a Igreja ucraniana à russa desde 1686.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório