Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Enviado dos EUA à Síria assume também coligação militar; Al-Qaeda avança

O enviado especial do Governo dos EUA para a Síria, James Jeffrey (à direita na foto), vai assumir também a representação na coligação que combate o grupo que se designa por Estado Islâmico, anunciou o Departamento de Estado.

Enviado dos EUA à Síria assume também coligação militar; Al-Qaeda avança
Notícias ao Minuto

00:43 - 05/01/19 por Lusa

Mundo Conflito

Jeffrey vai ocupar o lugar deixado vago por Brett McGurk, que se demitiu em 21 de dezembro, no seguimento da decisão da Casa Branca de retirar os militares da Síria.

A coligação, liderada pelos EUA, é integrada por mais de 70 países.

Entretanto, na sexta-feira, uma organização de insurretos, dominada pelo antigo ramo sírio da Al-Qaeda ganhou terreno face a outros grupos rebeldes, no norte da Síria, depois de quatro dias de confrontos, que redundaram em 120 mortos entre estes combatentes, avançou uma organização não-governamental.

Desde terça-feira que os milicianos do grupo Hayat Tahrir al-Cham (HTS) enfrentam uma aliança de grupos rebeldes apoiados pela Turquia, a Frente Nacional de Libertação (FNL).

Os combates começaram nas zonas rebeldes da província de Alepo e estenderam-se às províncias vizinhas de Hama e Idlib, segundo o Observatório Sírios dos Direitos do Homem (OSDH).

Na sexta-feira, o grupo HTS prosseguiu a sua progressão. Desde quinta-feira, já conquistou 23 localidades e aldeias ao grupo Noureddine al-Zinki, uma fação do FNL, no oeste da província de Alepo, avançou o ISDH.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório