Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Governo acusa "coletes amarelos" de quererem derrubar o executivo

O governo francês acusou hoje o movimento dos "coletes amarelos" de estar a ser instrumentalizado por grupos de agitadores que pretendem derrubar o executivo.

Governo acusa "coletes amarelos" de quererem derrubar o executivo
Notícias ao Minuto

14:32 - 04/01/19 por Lusa

Mundo França

"Para os que ainda estão mobilizados (o movimento dos "coletes amarelos"), tornou-se um instrumento nas mãos de agitadores que querem a insurreição e, no fundo, derrubar o governo", afirmou hoje Benjamin Griveaux, porta-voz do executivo francês.

À saída de uma reunião de Conselho de Ministros, Griveaux reiterou a ideia de que o governo está "pronto para discutir com pessoas sérias, que não instrumentalizam politicamente as dificuldades dos cidadãos".

Para o porta-voz governamental, depois das "respostas concretas e rápidas" do executivo aos pedidos de reposição do poder de compra, os elementos do movimento 'coletes amarelos' que ainda estão mobilizados "estão comprometidos numa luta política para desafiar a legitimidade do governo e do Presidente da República".

Griveaux acusou esses elementos do movimento de "não quererem participar do grande debate nacional" e pediu aos cidadãos para "participar ativamente e fazerem ouvir as suas vozes".

Questionado sobre se a posição do governo não estaria a ajudar a radicaliza as posições do movimento dos coletes amarelos, Griveaux respondeu: "A lei, apenas a lei e toda a lei. E se alguns têm problemas com a lei, são eles quem está a radicalizar".

Sobre o caso de Éric Drouet, o ativista do movimento que foi detido na quarta-feira, Griveaux repetiu que ninguém "está acima da lei".

O porta-voz do governo francês assegurou que o Presidente da República, Emmanuel Macron, bem como todo o executivo governamental, está empenhado em aplicar as reformas prometidas e em levar o projeto político "até ao fim".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório