Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Saco com 25 quilos de peróxido orgânico encontrado em praia holandesa

Um saco com 25 quilos de peróxido orgânico, uma substância perigosa de um dos 270 contentores perdidos por um navio na quarta-feira no mar do Norte, foi encontrado hoje numa praia numa ilha no norte da Holanda.

Saco com 25 quilos de peróxido orgânico encontrado em praia holandesa
Notícias ao Minuto

16:39 - 03/01/19 por Lusa

Mundo Guarda Costeira

"Um saco de 25 kg [quilogramas] de pó foi encontrado na praia de Schiermonnikoog. Trata-se de peróxido orgânico", indicou Jan-Willem Zwart, porta-voz dos serviços de segurança de Frise, região da qual depende a pequena ilha, à agência noticiosa France-Presse (AFP).

O porta-voz explicou que o saco provém "de um barril que estava num dos três contentores carregados de peróxido orgânico", acrescentando que os serviços de segurança acreditam que outros sacos de pó podem dar à costa nas praias holandesas.

"Nós apelamos veementemente os habitantes e as pessoas que vêm para ajudar na limpeza a não tocar neste tipo de sacos, para prevenir os serviços de socorro e ir imediatamente ao médico em caso de contacto com os sacos", salientou Jan-Willem Zwart, referindo que o produto químico pode "provocar queimaduras".

Segundo a AFP, após o telefonema de vários presidentes de câmara das zonas afetadas, o Ministério da Defesa holandês anunciou em comunicado que vai enviar soldados para ajudar a limpar as praias.

"É o bazar nas praias" de várias ilhas de Wadden, frisou o porta-voz dos serviços de segurança, que estão em contacto com organizações de proteção da natureza.

"Apelamos aos voluntários para ajudar a limpar, colocar todos os objetos em sacos de lixo e mantê-los longe do mar", acrescentou.

Na quarta-feira, um navio perdeu pelo menos 270 contentores nas águas alemãs do mar do Norte (oceano Atlântico) na noite de terça-feira para quarta-feira, disse a guarda costeira holandesa, precisando que três dos contentores transportam uma substância potencialmente perigosa.

O navio em questão, o porta-contentores MSC Zoe com pavilhão do Panamá, com 396 metros de comprimento e 59 de largura, foi atingido por uma tempestade, indicou, por sua vez, o comando central de urgências marítimas alemão.

Com fortes rajadas de vento registadas na região, cerca de 20 contentores, que transportavam peças automóveis, telas, lâmpadas e brinquedos, foram hoje avistados ao largo das ilhas Wadden, a norte das costas holandesas.

Três contentores, que ainda não foram localizados, transportavam barris de peróxido orgânico em pó, precisou a guarda-costeira holandesa na rede social Twitter.

Este composto químico é extremamente inflamável e é usado na fabricação de plásticos, poliestireno e PVC (material plástico com utilizações muito diversificadas).

O contacto com este composto pode provocar, entre outros efeitos, irritação das vias respiratórias.

A guarda costeira holandesa está a aconselhar as pessoas a ficaram longe dos contentores e a informarem de imediato a polícia ou os bombeiros.

As autoridades holandesas não têm informações sobre a carga dos restantes contentores que ainda não localizados.

O mar do Norte é parte do oceano Atlântico e está situado a sul do mar da Noruega, entre a Noruega e as ilhas Britânicas, ligando o canal Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca) ao canal da Mancha (que separa a Inglaterra da França).

Os limites geográficos do mar do Norte encontram-se no Reino Unido e nas ilhas Órcades, a oeste, na França, Bélgica, Holanda e Alemanha, a sul, na Noruega e Dinamarca, a leste, e nas ilhas Shetland, a norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório