Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Suspeitos da morte de Khashoggi presentes a tribunal saudita

Procuradores deverão pedir a pena de morte para cinco dos 11 homens.

Suspeitos da morte de Khashoggi presentes a tribunal saudita
Notícias ao Minuto

10:40 - 03/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Justiça

Os suspeitos da morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi terão sido presentes à sua primeira audiência perante um tribunal saudita. 

Segundo a Saudi Press Agency, citada pela Associated Press, os procuradores pretendem pedir a pena de morte para cinco dos 11 suspeitos presentes em tribunal. A breve declaração não dava conta da identidade dos suspeitos.

Os suspeitos estavam acompanhados pelos advogados que pediram para conhecer as acusações exatas contra os seus clientes e um período para as analisar. O tribunal acedeu aos seus pedidos, sem marcar uma data para a próxima audiência, segundo o comunicado.

Em poucos detalhes revelaram que os procuradores enviaram ainda um pedido para que a Turquia cedesse provas que tivesse vindo a recolher desde o homicídio. Mas ainda sem resposta.

A Arábia Saudita inicialmente negou que o jornalista, que colaborava com o jornal norte-americano Washington Post, tivesse sido morto, mas acabou por reconhecer o homicídio semanas depois.

Os meios de comunicação turcos chegaram a divulgar fotografias de membros da 'entourage' do príncipe herdeiro no consulado pouco antes da morte. Acredita-se que o corpo de Khashoggi terá sido desmembrado, não tendo chegado ainda a ser encontrado. 

Recorde-se que Jamal Khashoggi foi morto a 2 de outubro quando entrou no consulado da Arábia Saudita em Instambul, na Turquia. Khashoggi era conhecido por escrever artigos em tom crítico contra o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório