Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Holocausto chegou a matar 1,5 milhões de judeus em apenas três meses

Campanha de execução mais mortífera do Holocausto terá uma concentração de mortes maior do que a estimada.

Holocausto chegou a matar 1,5 milhões de judeus em apenas três meses
Notícias ao Minuto

20:29 - 02/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

Um novo estudo estima que o Holocausto matou quase 1,5 milhões de judeus em apenas três meses, em 1942, durante a Operação Reinhard, uma das campanhas de execução mais mortais do Terceiro Reich.

O regime nazi foi responsável pela morte de seis milhões de judeus, no total, sendo que 1,7 milhões terão morrido durante a Operação Reinhard, que ocorreu entre 1942 e 1943, em três campos de concentração da Alemanha nazi durante a ocupação da Polónia. Quando os aliados venceram a Segunda Guerra Mundial, os alemães conseguiram destruir grande parte dos registos sobre as homicídios, dificultando o apuramento do número exato de mortes.

Num novo estudo, publicado pela Science Advances, o matemático Lewi Stone, da Universidade de Tel Aviv, debruçou-se sobre a taxa de mortes ao longo da Operação Reinhard, ao invés de se focar sobre o número total, com base no transporte de judeus pelos caminhos-de-ferro alemães, que tinham “comboios especiais” para este efeito.

“Quando comparei os dados pela primeira vez, fiquei chocado ao ver o pico naqueles três meses”, indicou o investigador, por email, ao BuzzFeed News.

Entre agosto e setembro de 1942 foram mortas meio milhão de pessoas por mês, seja nas câmaras de gás ou em execuções a tiro, no auge da expansão da Alemanha nazi na União Soviética.

Já se sabia que a Operação Reinhard, que tinha como objetivo exterminar todos os judeus na Polónia ocupada, tinha sido uma das mais mortais do Holocausto, mas esta nova investigação alega que a frequência das mortes foi muito mais rápida do que o estimado anteriormente.

Outros historiadores, porém, discordam desta avaliação, tendo como base um telegrama alemão decifrado em 2001 que indicava que a Operação Reinhard matou 1,32 milhões de judeus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório