Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Duterte admitiu ter abusado sexualmente de mulher quando era adolescente

O discurso do presidente das Filipinas gerou uma onda de críticas. No passado, Duterte revelara já ter esfaqueado mortalmente uma pessoa.

Duterte admitiu ter abusado sexualmente de mulher quando era adolescente
Notícias ao Minuto

10:16 - 02/01/19 por Fábio Nunes

Mundo Filipinas

O presidente filipino Rodrigo Duterte está mais uma vez envolvido em polémica. Num discurso proferido este sábado, o Chefe de Estado recordou uma confissão que fez a um padre na qual revelou que abusou sexualmente da sua empregada quando era adolescente.

Segundo a BBC, Duterte descreveu como entrou no quarto da empregada enquanto esta dormia. “Levantei o lençol… Tentei tocar-lhe por debaixo das cuecas. Toquei. Ela acordou e eu saí do quarto”. O líder das Filipinas acrescentou que admitiu ao padre que voltou a entrar no quarto da mulher e que tentou voltar a abusar dela.

De acordo com Duterte, o padre disse-lhe para rezar “cinco Pais Nossos, seis Avé Marias porque vais para o inferno”, adianta o Rappler.

O porta-voz do presidente das Filipinas apressou-se a afirmar que estes comentários foram “inventados”. No entanto, grupos de direitos humanos condenaram as revelações de Duterte. O partido político Gabriela, que representa grupos que defendem os direitos das mulheres, considera que as afirmações equivalem a admitir uma violação.

“A violação não acontece apenas através da penetração com o pénis. Se for com um dedo ou com um objeto é considerada violação”, realçou o secretário-geral do partido, Joms Salvador.

Esta é a mais recente polémica que envolve o presidente das Filipinas. Anteriormente, Duterte afirmou  ter esfaqueado até à morte uma pessoa quando era jovem e sugeriu aos soldados filipinos que em vez de matarem guerrilheiras comunistas deviam “disparar nas vaginas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório