Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Jair Bolsonaro já tomou posse. É o 38.º Presidente do Brasil

Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na cerimónia.

Jair Bolsonaro já tomou posse. É o 38.º Presidente do Brasil
Notícias ao Minuto

19:14 - 01/01/19 por Andrea Pinto

Mundo 38.º Presidente

Jair Bolsonaro, um dos candidatos mais polémicos às eleições presidenciais do Brasil, e que foi eleito em setembro de 2018, tomou posse esta terça-feira e tornou-se assim o 38.º Presidente do Brasil.

O capitão do Exército brasileiro na reserva e ex-deputado Jair Bolsonaro, de 63 anos, foi empossado em Brasília, numa cerimónia que contou com apertadas medidas de segurança e delegações de mais de 60 países.

Estes foram os momentos mais importantes da cerimónia.

19h15:  Bolsonaro volta a discursar  junto ao Palácio do Planalto. Erguendo a bandeira do país, disse: "Esta é a nossa bandeira, jamais será vermelha, e daremos o nosso sangue para mantê-la verde e amarela".

19h09: Primeira-dama, Michelle Bolsonaro, discursa através de língua gestual, agradecendo a "oportunidade de poder ajudar as pessoas que mais precisam".

19h01: Michel Temer entrega a Bolsonaro a faixa presidencial. O momento fica marcado por muitos assobios, dirigidos ao agora ex-presidente. Temer era vice-presidente de Dilma Rousseff, que foi sujeita a um processo de afastamento judicial a 31 de agosto de 2016.  Pede-se respeito para o momento que se segue: o hino nacional.

Notícias ao MinutoMichel Temer© Reuters

18h: Marcelo Rebelo de Sousa, como já se sabia, esteve presente na cerimónia de Tomada de Posse.

Notícias ao MinutoO Presidente da República marcou presença no evento© Reuters

17h30: Jair Bolsonaro realiza o seu primeiro discurso enquanto presidente do Brasil. Eis as suas palavras:

"Temos diante de nós uma oportunidade única de reconstruir o país e resgatar a esperança dos nossos compatriotas. Enfrentaremos enormes desafios mas se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo conseguiremos", disse, referindo em seguida as suas prioridades.

"Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossas tradições judaico-cristãs, combater a ideologia de género conservando os nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre. Pretendo partilhar o poder de forma progressiva responsável e consciente", garantiu.

17h17: Está assinado o termo de posse.

17h13: Estão já empossados o presidente e vice-presidente do Brasil para o período compreendido entre o dia 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

17h10: Bolsonaro presta juramento. É seguido por Hamilton Mourão. "Prometo manter, defender e cumprir a constituição, observar as leis e promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", disse Bolsonaro.

17h05: Ouve-se o hino do Brasil.

16h57: Bolsonaro já está no interior do Plenário da Câmara, dentro do prédio do Congresso, onde irá proceder-se ao juramento da Constituição. Faz acompanhar-se pelo vice-presidente eleito, Hamilton Mourão.

16h48: Jair Bolsonaro já está  a caminho do  Congresso Nacional. O desfile faz-se num Rolls-Royce descapotável. 

Notícias ao MinutoJair e Michele Bolsonaro© Reuters

16h20: Centenas de brasileiros estão concentrados na Praça dos Três Poderes, em frente do Palácio do Planalto, em Brasília, onde o clima é de exaltação, entre apoiantes de Bolsonaro, para a posse do Presidente eleito. Evento conta com segurança reforçada.

Notícias ao MinutoCentenas de pessoas aguardavam pelo futuro presidente do país© Reuters

16h: Horas antes da cerimónia de tomada de posse, Bolsonaro recorreu ao Twitter para deixar uma mensagem aos brasileiros agradecendo o "apoio e a confiança" no seu trabalho para mudar "o destino" do país.

Acompanhe todas as notícias do Brasil no Notícias ao Minuto Brasil .

Recomendados para si

;
Campo obrigatório