Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Rei da Tailândia será coroado em maio

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, será formalmente coroado numa elaborada cerimónia de três dias, entre 4 e 6 de maio, mais de dois anos após a morte do rei Bhumibol, anunciou hoje a casa real.

Rei da Tailândia será coroado em maio
Notícias ao Minuto

10:43 - 01/01/19 por Lusa

Mundo Maha Vajiralongkorn

Maha Vajiralongkorn, cujo nome oficial de reinado é Rama X, subiu ao trono em outubro de 2016, após a morte do seu pai, que foi o monarca com o reinado mais longo do mundo, quase 70 anos.

O rei Rama X não esperou a coroação para reformular as instituições monárquicas da Tailândia, surpreendendo os observadores que o julgavam mais passivo e pouco reformista.

Maha Vajiralongkorn quadruplicou o número de policias de elite encarregues da sua vigilância, mas também assumiu o controlo de cinco órgãos que supervisionam os assuntos da realeza e a sua segurança, todos anteriormente sob alçada governamental ou militar.

O monarca demitiu ainda alguns poderosos funcionários do palácio da época do seu pai, e participou ativamente no esboço da nova Constituição da Tailândia.

Num anúncio transmitido pela televisão, a casa real anunciou que a coroação terá lugar entre os dias 4 e 6 de maio referindo que "será o momento oportuno para a coroação, de acordo com a tradição, para a celebração nacional e a alegria do povo".

A coroação será realizada no dia 4 de maio, durante uma cerimónia à qual assistem a "família real, os conselheiros privados e os membros do gabinete".

Os dois dias seguintes serão marcados por outras audiências e eventos relacionados com a coroação, segundo as tradições da monarquia tailandesa.

O ano de 2019 será politicamente muito movimentado para a Tailândia, com eleições gerais cinco anos após o golpe que derrubou a ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório