Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu o homem que salvou milhares de crianças judias durante a II Guerra

O militante da resistência judaica em França morreu aos 108 anos. As causas da morte não foram reveladas.

Morreu o homem que salvou milhares de crianças judias durante a II Guerra
Notícias ao Minuto

08:37 - 30/12/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo França

Georges Loinger vai ter, para sempre, o seu nome gravado na História devido ao papel preponderante que desempenhou durante a Segunda Guerra Mundial.

O então militar francês foi detido aquando da invasão alemã à França, mas por ser loiro e ter os olhos azuis ninguém desconfiou que fosse judeu e, assim, conseguiu escapar para então se alistar no movimento de resistência judaica francês.

Foi nessa altura que Georges conseguiu salvar milhares de crianças judias, de origem francesa, ajudando-as a passar a fronteira para a Suíça e evitando o destino que havia sido dado aos seus pais, que haviam morrido nos campos de concentração nazis.

Georges morreu, na sexta-feira, aos 108 anos, de acordo com informação tornada pública pela Fundação Francesa para a Memória do Holocausto que não revelou, contudo, as causas da morte.

“Assim desaparece um homem excecional, cujo combate ficará marcado na nossa memória”, lê-se no comunicado da Fundação citado pelo jornal Times of Israel.

Nascido em 1910 em Estrasburgo, Georges foi distinguido com a Medalha da Resistência e com a Cruz da Guerra e condecorado com o título de comandante da Legião de Honra, tendo sido ainda presidente da Associação de Resistência Judaica da França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório