Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Aeronaves que violem espaço aéreo de tomada de posse serão abatidas

O Presidente brasileiro, Michel Temer, autorizou o abate de aeronaves que violem a área de segurança do espaço aéreo delimitado durante a posse do novo chefe de Estado, Jair Bolsonaro, em 01 de janeiro, segundo um decreto publicado hoje.

Aeronaves que violem espaço aéreo de tomada de posse serão abatidas
Notícias ao Minuto

15:29 - 28/12/18 por Lusa

Mundo Brasil

A medida durará 24 horas e só será aplicada como último recurso e se uma aeronave "hostil" violar os regulamentos de defesa aeroespacial.

De acordo com o decreto publicado hoje no Diário Oficial, a norma passa a vigorar em Brasília, a partir das 00:00 locais (02:00 em Lisboa), de 01 de janeiro, e só será eficaz se uma aeronave violar a zona de segurança do espaço aéreo definido, tentar atacar e usar algum tipo de arma contra instalações militares ou civis.

A decisão de derrubar uma suposta aeronave que for considerada suspeita será do Comandante da Aeronáutica.

O decreto indica que aviões considerados suspeitos devem ser submetidos a "medidas coercivas progressistas", que envolve uma série de advertências anteriores que, se ignoradas, vão levar a tiros de advertência e um possível abate, se a ameaça se mantiver.

A medida também prevê que essas aeronaves, que demonstram algum tipo de ameaça, que estejam preparando-se "para atacar ou lançar artefactos militares" ou para promover lançamento de "paraquedistas ou tropas sem autorização", podem ser imediatamente classificadas como hostis e serem derrubadas.

Para a posse de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil são esperados pelo menos uma dúzia de chefes de Estado e de governo, além de delegações de cerca de 60 países.

Entre os líderes confirmados estão o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e Presidentes latino-americanos como Evo Morales (Bolívia), Ivan Duque (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile), Juan Orlando Hernández (Honduras), Mario Abdo Benitez (Paraguai), Martin Vizcarra (Peru), e Tabare Vazquez (Uruguai).

Estará presente também o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, o primeiro-ministro do Marrocos, Saadedine Othmani, e o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório