Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Calendários de Mussolini estão cada vez mais na moda em Itália

Nos anos 90, uma empresa italiana dedicava-se a imprimir cartazes de Benito Mussolini. Hoje em dia enfrenta a concorrência de mais três empresas.

Calendários de Mussolini estão cada vez mais na moda em Itália
Notícias ao Minuto

21:29 - 27/12/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Itália

Benito Mussolini, representante máximo do fascismo na Europa e aliado de Adolf Hitler, é cada vez mais recordado em merchandising em Itália.

O The Guardian conta-nos que há um setor de negócio em particular que tem crescido, acompanhando a ascensão do populismo em Itália.

Durante os anos 90, Benito Mussolini, a Gamma 3000, uma empresa italiana, dedicava-se a imprimir cartazes de Benito Mussolini.

Hoje em dia, esta empresa imprime cerca de dez mil calendários de Mussolini por ano, calendários esses que são depois distribuídos por quiosques e papelarias onde são vendidos por 9,90 euros cada um. O negócio vai bem para a Gamma 3000, que hoje em dia conta até com a concorrência de mais três empresas rivais, que fabricam igualmente calendários do 'Il Duce'.

Entre a parafernália de tributo a ditadores, adianta o mesmo jornal, há também garrafas de vinho com rótulos de Hitler e Estaline, para lá de Mussolini. Mas o fenómeno Mussolini mexe com uma certa "nostalgia", e tem conquistado particular atenção no setor dos calendários. "

"As pessoas compram-nos como presentes, talvez para os amigos fascistas", adiantou a dona de um quiosque em Roma ao jornal britânico. "Sim, há clientes que ficam ofendidos, mas eu vejo-o como nada mais do que nostalgia".

Ainda assim, os números de encomendas de calendários parecem ter subido à medida que Itália testemunhou a crescente atenção dedicada a Matteo Salvini, o líder da Liga e ministro do interior italiano, que já citou anteriormente Mussolini em diferentes ocasiões.

Mussolini alcançou o poder em Itália em 1922. Governou perseguindo opositores e atacando a liberdade de imprensa, numa Itália onde a perseguição a judeus e homossexuais se tornou cada vez mais comum. Nas ruas contou com apoio das milícias de 'camisas negras', que atacavam sindicatos, movimentos e opositores políticos.

Liderou a Itália durante a II Guerra Mundial, que acabaria por perder. Em abril de 1945, com a guerra quase a terminar e numa altura em que já perdera o controlo sobre a maior parte do país, Mussolini foi identificado e detido na companhia da amante, Claretta Petacci.,. Os dois foram executados, com os corpos a serem exibidos publicamente e sujeitos a profanação na rua, em Milão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório