Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

GoFundMe devolve dinheiro a quem foi lesado por casal e sem-abrigo

História correu mundo uma vez, quando se pensava ser um gesto solidário. E correu mundo segunda vez, quando se percebeu que era mentira.

GoFundMe devolve dinheiro a quem foi lesado por casal e sem-abrigo
Notícias ao Minuto

18:15 - 26/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Viral

A plataforma GoFundMe vai assumir a devolução de dinheiro a milhares de pessoas que usaram a plataforma para ajudar um sem-abrigo numa história que, afinal, deu lugar a acusação de fraude.

Gesto solidário dá lugar a esquema

Esta história que correu mundo contava com três intervenientes: o casal Kate McClure e Mark D'Amico e Johnny Bobbitt Jr., um sem-abrigo.

Supostamente, num dia em que tinha ficado apeada sem combustível no carro, Kate McClure foi ajudada pelo sem-abrigo Johnny Bobbitt Jr., que lhe teria dado os últimos 20 dólares que tinha consigo para Kate McClure chegar a casa.

O gesto do sem-abrigo deu lugar a uma campanha de angariação de fundos. Muitos, de vários pontos do globo, quiseram ajudar. Percebeu-se meses depois que a história afinal não era como se pensava.

Primeiro houve versões diferentes, com o sem-abrigo a acusar o casal de estar a viver uma vida de luxo com dinheiro que seria para ele. Mais tarde, as autoridades norte-americanas acusaram os três membro de um esquema fraudulento. No total, o casal tinha angariado mais de 400 mil dólares. Mais de 14 mil pessoas terão doado dinheiro.

Plataforma comprometida em combater fraudes

A GoFundMe assume assim a devolução de dinheiro, com o porta-voz da plataforma, citado pela CNN, a realçar o compromisso em combater esquemas fraudulentos no site GoFundMe.

A plataforma destaca ainda que são raros os casos de campanhas de angariação de fundos no site serem afinal esquemas fraudulentos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório