Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Padre católico falso desmascarado em Espanha 18 anos depois

O homem realizou casamentos e batismos apesar de nunca ter sido ordenado.

Padre católico falso desmascarado em Espanha 18 anos depois
Notícias ao Minuto

16:31 - 24/12/18 por Sara Gouveia

Mundo Religião

Um homem que fingiu ser padre durante mais de 18 anos foi demitido pela Igreja Católica de Espanha. Miguel Angel Ibarra realizava casamentos e batismos, primeiro na Colômbia, depois no sul de Espanha, apesar de nunca ter sido ordenado.

Segundo a Igreja, as cerimónias vão ser reconhecidas na mesma, mas não as comunhões ou confissões que ouviu. 

O homem foi descoberto depois de ter sido apresentada uma queixa na Colômbia, onde era alegado que Miguel Angel tinha forjado os seus documentos, conta a BBC.

Depois de ter sido desencadeada uma investigação, foi revelado que o homem nunca tinha sido ordenado padre e é pedido que regresse à Colômbia.

Miguel Angel mudou-se para Espanha em outubro deste ano, mais especificamente para a cidade de Medina-Sidonia, que tem cerca de 11 mil habitantes.

"Situações como esta podem ofuscar o trabalho dos párocos e dos padres que servem a Igreja todos os dias de forma exemplar", referiu a diocese local em comunicado.

Este não é o primeiro caso do género a acontecer. Em 2008 um homem que também não tinha sido ordenado foi apanhado a ouvir confissões na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório