Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

É a Turquia quem vai "erradicar o ISIS". Estão "na porta ao lado"

Foi no Twitter que Donald Trump informou sobre o papel turco.

É a Turquia quem vai "erradicar o ISIS". Estão "na porta ao lado"
Notícias ao Minuto

10:45 - 24/12/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Donald Trump

Os EUA, que lideraram a coligação internacional que bombardeou os jihadistas do Estado Islâmico, deram ordem para retirar as tropas da Síria.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, adiantou no domingo que falou com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre uma retirada "lenta e altamente coordenada" das tropas norte-americanas na Síria.

Esta segunda-feira, no Twitter, Trump explicou a sua medida em termos mais simples: "O presidente Erdogan da Turquia informou-me que com veemência que vai erradicar o que resta do ISIS na Síria... e ele é um homem que o consegue fazer. Ainda mais, a Turquia está "na porta ao lado". As nossas tropas vêm para casa!", tweetou o presidente norte-americano.

Saliente-se que a decisão de retirar tropas foi tudo menos unânime na Casa Branca. A decisão levou a demissões de figuras que têm acompanhado de perto a situação síria.

O secretário de Defesa norte-americano, o general Jim Mattis, talvez o mais respeitado membro do governo de Trump em assuntos de política externa, apresentou a sua carta de demissão que incluía críticas à forma como os EUA têm lidado com os seus aliados.

Na Síria, as forças do regime de Assad conseguiram recuperar terreno a diferentes grupos de rebeldes. O mesmo país assistiu ainda à derrocada do autoproclamado Estado Islâmico, que se viu alvo de ataques russos em apoio a Assad, da Turquia, da coligação liderada pelos EUA, dos curdos e de outros grupos rebeldes. 

A Turquia mostra-se disponível para evitar um "vazio de poder" na sequência da retirada norte-americana. Mas como nota a Sky News, a retirada dos EUA acaba também por deixar Ancara livre na sua perseguição a militantes curdos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório