Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Os brinquedos na caravana de quem deixou tanto para trás

Brinquedos nas mãos de crianças que contam também histórias de quem arrisca uma nova vida, incerta, longe da certeza da violência.

Notícias ao Minuto

08:22 - 23/12/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo América Central

Há pouco mais de dois meses, uma caravana de migrantes da América Central partiu rumo aos EUA. Pelo meio, e durante semanas de um difícil percurso feito a pé, outros juntaram-se.

A dada altura havia milhares de pessoas a partir rumo à difícil barreira que é passar a fronteira entre EUA e México. Há quem peça asilo e quem arrisque por falta de alternativas enfrentar o deserto e as patrulhas fronteiriças, à procura de nova oportunidade.

Para trás, estes migrantes - muitos deles hondurenhos - deixaram a pobreza e a 'lei' dos gangues que vivem da extorsão.

A galeria da Reuters mostra-nos algo universal, apesar das circunstâncias. Falamos das crianças e do seu desejo de brincar. Falamos destas crianças em particular que ao deixaram também tanto para trás levaram consigo os seus brinquedos favoritos.

Nas imagens há a bola de futebol, a boneca, a guitarra ou a máquina de brincar. Há brinquedos e uma forma de ainda ser criança, apesar das difíceis circunstâncias. Sem os rostos expostos, são os brinquedos a 'falar' por eles.

É o caso de Xiomara de Rosario, uma menina de quatro anos de El Salvador que com a sua máquina de brincar 'tira uma fotografia' ao fotojornalista da Reuters. É também o caso do pequeno Darwin Baquedano, um menino de três anos das Honduras que já vai dando toques com a bola.

A secretaria de Governo do México (Segob) informou que, em dois meses, o México já recebeu quase 10 mil migrantes centro-americanos. A Tijuana, chegaram 6 mil. Cerca de 1.100 migrantes foram presos pela Migração norte-americana, mas uma quantidade semelhante teve sucesso e conseguiu atravessar de forma ilegal.

Estas são crianças que estão num centro em Tijuana à espera de um 'sinal verde' do lado de lá da fronteira. 

Espreite as imagens da galeria em anexo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório