Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Motorista morre em manifestação dos coletes amarelos em França

É a 10.ª pessoa a morrer durante protestos que duram há cinco semanas.

Motorista morre em manifestação dos coletes amarelos em França
Notícias ao Minuto

12:15 - 22/12/18 por Natacha Nunes Costa

Mundo Perpignan

Um motorista morreu depois de o carro onde seguia ter colidido com um camião bloqueado numa barreira de controlo durante os protestos dos coletes amarelos, desta sexta-feira, em França.

De acordo com o The Guardian, o acidente aconteceu por volta da meia-noite de sexta-feira, à entrada da autoestrada de Perpignan-sul.

"Vários pesados ficaram bloqueados e o último da fila estava a tentar falar com os coletes amarelos para passar quando uma viatura chegou e embateu na traseira do camião", explicou o procurador local, Jean-Jacques Fagni, sublinhando que a paragem forçada do veículo representava um perigo para a circulação.

"O motorista do pesado manteve-se no local e esperou pela chegada da polícia, ao contrário das pessoas que bloquearam a estrada e que fugiram", afirmou o procurador, precisando que não ficaram mais do que duas ou três mulheres coletes amarelos chocadas, que esperam também pela polícia.

As autoridades de Perpignan estão a investigar agora o acidente.Foi aberto um inquérito por "homicídio involuntário" agravado e entrave à circulação.

Várias dezenas de coletes amarelos bloquearam estradas na sexta-feira, nomeadamente na zona de Boulou, entre França e Espanha, e novas ações estão previstas para este sábado na região.

Há mais de um mês, o movimento inédito coletes amarelos, nascido nas redes sociais, espalhou-se por toda a França, dando azo a cenários de conflito em Paris e obrigando o Governo a adotar medidas sociais com um custo de dez mil milhões de euros.

Para este sábado, os coletes amarelos franceses mais determinados, insatisfeitos com as concessões do poder, prometeram um novo sábado de manifestações, nomeadamente perto do castelo de Versalhes.

O homem, de 36 anos, é a 10.ª pessoa a morrer durante as cinco semanas de protestos dos coletes amarelos em França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório