Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Indemnizações por derrame do Prestige fixadas em mais de 1,5 mil milhões

O Tribunal Supremo espanhol fixou hoje definitivamente em mais de 1,5 mil milhões de euros o montante das indemnizações que o capitão e a companhia de seguros do petroleiro 'Prestige' terão de pagar como compensação da "maré negra" de 2002.

Indemnizações por derrame do Prestige fixadas em mais de 1,5 mil milhões
Notícias ao Minuto

19:07 - 20/12/18 por Lusa

Mundo Maré negra

O tribunal decidiu que o capitão Apostolos Mangouras e a The London Owners Mutual Insurance Association terão de pagar esse montante à Espanha, à França, e às autoridades da região da Galiza, assim como a outras 269 empresas, comunidades e pessoas afetadas.

O Estado espanhol é o principal beneficiário das indemnizações que já tinham sido fixadas em novembro de 2017 em 1,573 mil milhões de euros por um tribunal da província da Corunha (Espanha).

Depois do recurso apresentado pelos condenados, a decisão anunciada hoje coloca um ponto final a uma maratona judicial em Espanha, que com este acidente sofreu a pior catástrofe ecológica da história do país.

A 13 de Novembro de 2002, o 'Prestige' foi apanhado numa tempestade ao largo do cabo Finisterra (Galiza, Espanha) e o seu casco, onde estavam depositadas 77 mil toneladas de fuelóleo, sofreu um rombo de 35 metros.

Seis dias depois, o petroleiro partiu-se em dois e afundou-se, começando a libertar manchas de fuelóleo no mar que chegaram a 36 quilómetros da Zona Económica Exclusiva Portuguesa (ZEE).

O crude derramado pelo "Prestige" chegou à costa da Galiza, tendo provocado uma grande catástrofe ambiental e económica, nomeadamente para os pescadores que ficaram impedidos de sair para o mar devido à poluição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório