Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Londres e Varsóvia reforçam cooperação face à "desinformação russa"

A primeira-ministra britânica Theresa May e o seu homólogo polaco Mateusz Morawiecki anunciaram hoje o reforço da sua colaboração para combater a "desinformação russa".

Londres e Varsóvia reforçam cooperação face à "desinformação russa"
Notícias ao Minuto

17:41 - 20/12/18 por Lusa

Mundo Theresa May

"Hoje, decidimos defender as nossas democracias através de discussões anuais sobre a atividade hostil da Rússia e de uma colaboração mais estreita entre os nossos serviços de defesa e de segurança", anunciou Theresa May, com a primeira reunião agendada "para início do próximo ano".

"Estamos ambos profundamente preocupados pelas tentativas da Rússia em enfraquecer o sistema baseado em regras internacionais", declarou Theresa May.

"Também partilharemos os nossos conhecimentos para formar uma nova unidade na Polónia que contrariará diretamente a desinformação russa", acrescentou May em conferência de imprensa após um encontro em Londres com o seu homólogo polaco.

Esta unidade deverá permitir detetar rapidamente os autores de atividades hostis aos interesses nacionais ou comerciais.

May agradeceu à Polónia o seu apoio na sequência da tentativa de envenenamento em março, em Salisbury (sul de Inglaterra) do ex-espião russo Serguei Skripal e de sua filha Yulia com o agente tóxico Novitchok, e que foi atribuído pelo Governo britânico à Rússia.

O Reino Unido e a Polónia, dois aliados da NATO, assinaram em 2017 um novo tratado de defesa e de segurança.

Em Londres, os dois chefes de governo também abordaram o 'Brexit', com Morawiecki a sublinhar que o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia concluído no final de novembro entre Londres e Bruxelas será "benéfico para as duas partes".

Theresa May assegurou que os polacos que vivem no Reino Unido - cerca de um milhão de pessoas - poderão permanecer após o 'Brexit', declarando em polaco: "Sim, podem ficar sem qualquer dúvida".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório