Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiro-ministro israelita pede a ONU para condenar Hezbollah

O primeiro-ministro de Israel pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU para condenar os "cruéis atos de agressão" do movimento xiita libanês Hezbollah, para o considerar uma organização terrorista e aumentar as sanções contra ele.

Primeiro-ministro israelita pede a ONU para condenar Hezbollah
Notícias ao Minuto

13:14 - 19/12/18 por Lusa

Mundo Netanyahu

Benjamin Netanyahu falava a algumas horas de uma reunião do Conselho de Segurança que vai discutir a descoberta pelo exército israelita de túneis ao longo da fronteira com o Líbano e alegadamente escavados pelo Hezbollah para intrusões em Israel.

Nas duas últimas semanas Israel anunciou ter descoberto quatro túneis e lançou uma operação para os destruir.

O Hezbollah, que utilizou túneis do mesmo tipo na guerra de 2006 com Israel, ainda não comentou. Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irão, estão tecnicamente em guerra, na sequência daquele conflito armado, que terminou num impasse após uma trégua negociada pela ONU.

O grupo xiita libanês, o único movimento no Líbano que não foi desarmado após a guerra civil no país (1975-1990), possui um pequeno exército e cerca de 150.000 'rockets' que podem atingir quase todo o território israelita.

A força das Nações Unidas no Líbano, UNIFIL, disse na segunda-feira em comunicado que dois dos quatro túneis descobertos violam o acordo de cessar-fogo que terminou com a guerra em 2006.

Considerando que a questão "suscita uma séria preocupação", a UNIFIL apelou às autoridades libanesas para desencadearem "ações urgentes de acompanhamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório