Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Durante uma década, Bush apadrinhou criança filipina sem ninguém saber

Depois da sua morte, George H. W. Bush continua a surpreender pelo seu carácter e por atos solidários.

Durante uma década, Bush apadrinhou criança filipina sem ninguém saber
Notícias ao Minuto

12:05 - 19/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Durante uma década, George H. W. Bush financiou os estudos de um jovem filipino, sem que ninguém o soubesse.

O 41.º presidente dos Estados Unidos, falecido em novembro deste ano, ter-se-á alistado numa organização internacional que faz chegar, através das igrejas, apoios a jovens de pequenas e pobres localidades em todo o mundo.

Bush acabou por ser responsável por apadrinhar um jovem de seu nome Timothy. Durante dez anos suportou despesas com a sua educação, atividades extracurriculares e refeições. Isto sem nunca revelar a sua verdadeira identidade.

As cartas trocadas entre o antigo presidente dos Estados Unidos e a criança foram agora reveladas pela organização, podendo comprovar-se que Bush recorria a um pseudónimo para assinar as cartas. 

"Caro Timothy, Quero ser o teu amigo por correspondência. Sou um homem velho, de 77 anos, mas adoro crianças e, embora ainda não nos tenhamos conhecido, já gosto de ti. Vivo no Texas, vou-te escrever de tempos em tempos. Boa sorte, G. Walker", lê-se na primeira carta que terá enviado ao menino, pensa-se que em 2002.

Segundo agora se sabe, a ideia de não assinar com o seu verdadeiro nome visava proteger a criança que poderia ser alvo de atenções pouco saudáveis caso se descobrisse que este estaria a comunicar com o então presidente dos Estados Unidos.

De acordo com a CNN, o antigo presidente terá dado a entender por diversas vezes que seria uma pessoa importante, ao ponto de conseguir visitar a Casa Branca. Em resposta, a criança ter-lhe-á enviado desenhos e revelado que adorava arte. Bush decidiu enviar-lhe por isso lápis de pintar e materiais de desenho.

Foi apenas com 17 anos, altura em que Timothy deixou de ser abrangido pelo programa de apoio, que lhe foi revelado quem era o homem com quem tinha estado a trocar correspondência. O jovem alegou, na altura, que jamais o imaginara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório