Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

China detém terceiro canadiano em plena tensão com Otava

Um terceiro canadiano foi detido na China, avançou hoje a imprensa do Canadá, numa altura de crescente tensão entre Pequim e Otava, face à detenção da diretora financeira da empresa chinesa de telecomunicações Huawei.

China detém terceiro canadiano em plena tensão com Otava
Notícias ao Minuto

11:20 - 19/12/18 por Lusa

Mundo Imprensa

O jornal canadiano National Post cita um porta-voz do Governo do Canadá, que confirma a detenção de um terceiro cidadão do país, sem avançar mais detalhes.

O porta-voz não sugeriu que a detenção esteja relacionada com o caso de Meng Wanzhou, a executiva da Huawei.

Hua Chunying, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, afirmou hoje desconhecer uma terceira detenção.

"Não ouvi dizer nada sobre essa situação", afirmou, em conferência de imprensa.

As autoridades dos EUA pediram ao Canadá que detivesse Meng, por suspeita de que a Huawei tenha exportado produtos de origem norte-americana para o Irão e outros países visados pelas sanções de Washington, violando as suas leis.

Uma lei federal norte-americana proíbe responsáveis governamentais e militares de utilizarem aparelhos fabricados pela Huawei e as suas alegadas ligações ao Partido Comunista chinês são frequentemente salientadas.

Na semana passada, e após advertirem Otava com "graves consequências", as autoridades chinesas detiveram dois cidadãos do Canadá: Michael Kovrig, antigo diplomata do Canadá; e Michael Spavor, empresário que organiza viagens turísticas e eventos desportivos na Coreia do Norte.

Ambos são acusados pelas autoridades de "prejudicarem a segurança nacional da China".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório