Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-ministra francesa suspeita de relações ilegais com empresa sul-coreana

A ex-ministra francesa da Cultura, Fleur Pellerin, é suspeita de ter estabelecido ligações ilegais com uma empresa sul-coreana que foi uma de suas interlocutoras quando esteve no Governo, segundo um relatório divulgado hoje.

Ex-ministra francesa suspeita de relações ilegais com empresa sul-coreana
Notícias ao Minuto

07:57 - 19/12/18 por Lusa

Mundo Fleur Pellerin

Neste relatório publicado no Jornal Oficial, a Alta Autoridade para a Transparência da Vida Pública acredita que a antiga ministra não teve as reservas exigidas no exercício do seu cargo governamental, "tomando como cliente uma empresa privada com a qual havia concluído um contrato ou formulado um parecer sobre um contrato".

A Alta Autoridade enviou o processo ao Procurador Público de Paris, que vai agora decidir sobre a possibilidade de se abrir um inquérito judicial.

Fleur Pellerin foi ministra da Cultura de agosto de 2014 a fevereiro de 2016, durante o mandato do Presidente François Hollande.

Na liderança da empresa de investimentos que criou, a Korelya Consulting, Pellerin administra desde setembro de 2016 um fundo da Naver Corp, uma 'peso pesado' sul-coreano da Internet.

Segundo a Alta Autoridade para a Transparência da Vida Pública Fleur Pellerin já havia estabelecido ligações com esse grupo durante o período em que esteve no Governo.

De acordo com a comunicação social francesa, a Korelya Consulting recebeu um total de 200 milhões de euros entre 2016 e 2017 do grupo sul-coreano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório