Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

O julgamento de El Chapo em Nova Iorque tornou-se uma atração turística

Várias pessoas esperam horas para terem lugar na sala de audiências e verem ao vivo o antigo líder do cartel de Sinaloa.

O julgamento de El Chapo em Nova Iorque tornou-se uma atração turística
Notícias ao Minuto

22:06 - 18/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Continua a decorrer o julgamento de Joaquín El Chapo Guzman no tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque. A história da sua fuga da prisão e as séries de televisão tornaram o criminoso mexicano numa figura popular, algo que pode ser atestado pelas pessoas que vão assistir às sessões do seu julgamento.

Segundo a Associated Press, são vários os nova-iorquinos e os turistas que têm marcado presença na sala de audiências. Chegam cedo ao tribunal e esperam horas para terem lugar na sala de audiências e poderem ver de perto El Chapo, mas também a sua mulher, Emma Coronel, que quase todos os dias fica sentada na galeria do público. “Foi surreal. Foi como ver a série da Netflix ‘El Chapo’”, disse um dos curiosos, Peter Stolt.

Para além de verem El Chapo, podem ouvir os testemunhos partilhados por antigos rivais do homem que liderou o cartel de Sinaloa mas também de antigos membros deste cartel, como o de Miguel Angel Martinez, que sobreviveu a várias tentativas de homicídio que ele diz terem sido ordenadas por El Chapo.

O julgamento de El Chapo juntou-se às diversas atrações turísticas de Nova Iorque. Um advogado australiano, Wayne Burg, assistiu a uma das sessões do julgamento com a sua filha durante as suas férias. “Tivemos umas grandes férias, mas a sessão foi um dos destaques”, admitiu.

O julgamento pode durar mais dois meses. El Chapo enfrenta acusações de narcotráfico, de homicídio, de sequestros e de lavagem de milhares de milhões de dólares. Arrisca ser condenado a prisão perpétua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório