Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Venezuela desmente instalação de base militar russa na ilha de La Orchila

A Assembleia Constituinte da Venezuela (ACV) desmentiu hoje que Moscovo esteja a preparar a instalação de uma base militar russa na ilha venezuelana de Orchila (200 quilómetros a nordeste de Caracas), tal como tinha avançado a imprensa.

Venezuela desmente instalação de base militar russa na ilha de La Orchila
Notícias ao Minuto

20:58 - 18/12/18 por Lusa

Mundo Assembleia da República

"Saiu uma notícia por aí: a Rússia prepara a instalação de uma base militar em La Orchila. Oxalá fosse verdade. Não uma, mas duas, três, quatro, dez. Com que razão dizem isso?", disse o presidente da ACV.

Diosdado Cabello falava numa sessão especial da ACV, durante a qual alertou que tal informação poderia abrir caminho a uma intervenção militar na Venezuela.

"Agora sim é uma ameaça. Estão a preparar a instalação de uma base militar. Eles (Washington) que têm 800 bases militares no mundo, que bombardearam povos, países, escolas, liceus, hospitais, alarmam-se porque aterraram três aviões aqui na Venezuela, da Rússia, numa visita de cortesia", disse.

Por outro lado, frisou que "os que na Venezuela chamavam a uma invasão, à guerra, agora nos chamam guerreiros. Eles (bombardeiros) pararam para deitar gasolina, aqui, como param para abastecer-se de gasolina em qualquer parte do mundo".

"Ah, mas pararam num país amigo, bem-vindos os aviões da Força Aérea Russa à Venezuela", disse.

Nesse sentido, questionou que antes ninguém questionava que os "gringos" (norte-americanos) tivessem um escritório no Forte de Tiuna, a principal base militar de Caracas.

Diosdado Cabello advertiu que "quem tiver pedido, contra a Venezuela, e sendo venezuelano, uma intervenção militar, invasão, golpe de Estado, apelado a bloqueios, no caso de ocorrer algo na Venezuela, deve ser tratado como inimigo da pátria".

A imprensa venezuelana noticiou hoje que a Rússia vai estabelecer, a longo prazo, uma base militar na ilha de La Orchila.

"A medida parece ser uma resposta à decisão dos Estados Unidos de se retirarem do Tratado das Forças Nucleares de Nível Intermédio (INF) e como medida de dissuasão perante as contínuas ameaças de Washington contra o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro", indicou o portal na Internet Aporrea.

O mesmo portal, que cita a agência de notícias estatal russa TASS, indicou que "as autoridades russas tomaram a decisão (e o Presidente venezuelano Nicolás Maduro não se opôs) de levar aviões estratégicos a uma das ilhas da Venezuela, no mar das Caraíbas, que tem uma base naval e um campo de aviação militar".

"Em 2009, peritos e comandos das Forças Armadas russas já tinham visitado a ilha de La Orchila. Após a visita, o então Presidente Hugo Chávez (1999-2013) colocou La Orchila à disposição do antigo Presidente russo Dimitri Medvedev, cada vez que a aviação russa necessite fazer uma paragem na Venezuela para cumprir planos estratégicos", explicou.

Segundo o Aporrea, a recente visita de dois bombardeiros nucleares russos, de longo alcance, Tupolev Tu-160, um avião de transporte Antonov An-124 e um avião de longo alcance Ilyushin IL-62, correspondeu àquela necessidade.

"As leis venezuelanas proíbem o estabelecimento de bases militares estrangeiras no país, pelo que se desconhece como a presença russa seria justificada do ponto de vista jurídico", precisou o portal, considerado uma fonte de informação das forças políticas de esquerda da Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório