Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro-ministro belga anuncia demissão

Em causa está a aprovação do pacto global da ONU.

Primeiro-ministro belga anuncia demissão
Notícias ao Minuto

19:21 - 18/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Charles Michel

O primeiro-ministra da Bélgica, Charles Michel, anunciou a sua demissão no parlamento na tarde desta terça-feira, segundo a Euronews. Em causa está a aprovação do pacto global das Nações Unidas. O principal partido da coligação de Charles Michel, o partido flamenco N-VA (Nova Aliança), abandonou-a em oposição com a assinatura do pacto. Essa decisão do N-VA obrigou Michel a remodelar o governo.

"Decidi apresentar a demissão e vou imediatamente falar com o rei", disse Charles Michel no parlamento. O ainda primeiro-ministro admitiu que o seu apelo para formar uma coligação que governasse até à próxima eleição federal "não convenceu". 

O partido N-VA era um dos quatro que compunha a coligação governamental belga desde 2014 e é o partido com maior representação no parlamento. O partido flamenco abandonou a coligação depois de Charles Michel ter recusado o seu pedido para rejeitar o pacto global da ONU. 

Na semana passada o primeiro-ministro tinha recebido o apoio da larga maioria do parlamento belga que era favorável ao texto das Nações Unidas, e que foi aprovado por todos os estados que fazem parte das Nações Unidas com exceção dos Estados Unidos. 

Muitos políticos europeus têm criticado o pacto global de Marraquexe, que dizem que vai aumentar a imigração na Europa. No domingo já se tinham registado protestos da extrema-direita em Bruxelas contra a assinatura do pacto global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório